sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011




Estamos desenvolvendo um trabalho em parceria com entidades e ongs focando no valor da vida e sua importância.Já falei para mais de 5.000 jovens e adolescentes em várias cidades abordando de maneira muito original a importancia desse período  da vida e a necessidade de fazer escolhas certas.
Onde passamos somente adquirimos elogios a iniciativa e a maneira de abordar um tema assim tão debatido de maneira criativa e impactante
Em Março estaremos em Feira de Santana e Serrinha promovendo esse trabalho e promovendo a vida.
Além desse projeto, estamos desenvolvendo o semeando valores para o publico infantil e uma apresentação para empresários com um conteúdo diferenciado .
Queremos aproveitar o artigo e agradecer a representantes da Nike e Fila que  participaram do nosso evento dando valor a nossa iniciativa.
WALDECK ALVES

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Será que a reeleição está chegando ao fim?


Cada dia mais amadurece na sociedade Brasileira a ideia de que reeleição não é bom para o pais.Já existe mobilização organizada em vários setores da sociedade, inclusive a parcela que organizou a sociedade para pedir que o ficha limpa se transformasse em lei, e tem projetos de lei esperando para ser votado para acabar com a reeleição.Para  muitos seria um passo importante para diminuir  a corrupção, o uso da máquina publica para fins eleitoreiros  e os conchavos que impossibilitam os governantes de administrarem. Muitos , a grande maioria deles, se comprometem até o pescoço para se reelegerem e passa os 4 anos apenas sendo marionete dos interesses dos "grandões" que o ajudaram a se reeleger.
Qualquer reforma politica séria hoje no pais tem que estar comprometida em uma analise mais apurada, menos ideológico  e menos partidário do custo moral e financeiro da reeleição.A reeleição tem custado caro para sociedade.A maioria esmagadora dos reeleitos são péssimos no segundo mandato travado por acordos financeiros e por comprometimento da parte administrativa .São candidatos que gastam fortunas nas eleições e passam os 4 anos somente quitando débitos.Em se tratando de custo e beneficio a reeleição deixa a sociedade no vermelho.Isso é um fato.
Podemos constatar com mais intensidade a ineficácia da reeleição nos municípios onde   pesam a força tradicionais de famílias, coronéis, mandatários no uso ilegal do poder publico.Temos exemplos em larga escala de que os municípios sofrem demais com a reeleição.Passam 4 anos atordoados pelo sangramento financeiro nas eleições e não conseguem ter no mandato uma gestão transparente e planejada .São poucos os mandatos que se salvam.Poucos!O que não é regra é exceção.O que mostra na pratica a ineficácia e inviabilidade  da reeleição
Agora como podemos aceitar passivamente algo que na pratica não tem funcionado?Como algo que tem custado caro a sociedade pode ser conduzido como uma questão meramente periférica nos debates dos politícos?Mas uma vez  a mudança caminha da sociedade civil  que está se organizando para exigir o fim da reeleição.Os dias de reeleição estão chegando no final e pelo visto não deixarão saudades.Que digam os serviços e os cofres públicos 



domingo, 13 de fevereiro de 2011

Poesia e dor.Dor e poesia


    
                    Poesia e dor.Dor e Poesia








A Historia da poesia me lembra Carlos.Carlos que descrevia tão perfeitamente em versos a dualidade da vida, suas contradições, do inevitável   com a dureza da realidade.De não  negá-la   com uma visão romântica e simplista  e de não deixá-la de viver em suas contradições e dilemas.Carlos era a voz de milhões de brasileiros  nos “brasis” do Brasil.Ele incorporava muito bem o lamento das conseqüência de um homem perdido em meio a dor , a angustia e  da ausência de respostas ."E agora José? Com a chave na mão quer abrir a porta, mas não existe porta."..Versos  do Carlos que  descreve uma maneira existencial de ver o próprio homem em sua limitação, em sua insuficiência diante da dor, do choro, da tragédia e  do  inesperado.
Carlos é o nosso poeta, um dos mais completos da poesia nacional, símbolo da superação, do jeito inteligente e sensível de fazer da realidade humana o material para sua poesia. Poesia e dor é a ordem do nosso Carlos.Se podemos falar dele que  da poesia  extraiu versos tão perfeitamente ritmados, podemos falar do outro José que tirou da  sua própria dor a substancia da   poesia.É preciso falar do  exemplo daquele que não se entrega assim tão fácil, do mito que encarna a batalha que precisa ser vencida, dar dor do poeta da esperança , para que os outros  acreditem sempre mesmo não tendo” porta.”Afinal coisas extraordinárias só acontecem com pessoas extraordinárias.
 ‘Se você cansasse, se você morresse... Mas você na morre, você é duro José ”.A poesia do Carlos encontra  na vida literalmente o seu "José".O José de Alencar  que luta  contra o câncer nos rins e na próstata, que foram retirados há mais tempos, e as sucessivas cirurgias no abdome, que já dura dez anos, contrariando todos os dogmas da medicina.O José que começou a trabalhar com 14 anos de idade.Que aos 18 anos abriu sua lojinha, e já foi vendedor e atacadista sempre mantendo a esperança mesmo quando não existia “porta”.O José de origem humilde que venceu no mundo do empresariado, sem perder a ética e o amor a  vida..Aquele” José “que tem na alma dos que não desistem nunca  diante da demanda de coisas sem respostas  e da sua perene incapacidade de lidar com as situações da sua existência.
O "Jose´"do  pobre, lutador, arquétipo do  anseios  da alma dos milhões de brasileiros honestos que nunca    desistiram ou buscaram atalhos para vida fácil através da desonestidade.
“Você marcha, José’.Assim caminha o exemplo do ex vice presidente José Alencar.Marchando para um luta desconhecida, cujo inimigo é a nossa própria fragilidade, o principio da brevidade da vida, de um luta que não existe vencedor.Todos morremos e todos sabem disso.Porém, o instinto da vida reflete nessa figura que já entrou para historia ,na apenas como um grande político, conciliador, articulista,mas como o homem que mesmo diante de uma situação difícil, nunca se entregou.Nunca saiu de sua boca uma palavra de desânimo e derrota.Sempre  frases como,” Deus sabe de todas as coisas “ e que retrata  perfeitamente    bem a sua fé na própria vida.
Pois é Drummond, encontramos  o  José, o que não  se cansa, o que não geme.O José, que ecoa na vida  de milhões de pessoas que procura encontrar em alguém uma mensagem de poesia em sua dor .E o José de Alencar já deu a sua: a da vida.A vida que merece ser conquistada todos os dias, mesmo quando ela parece que pode ser arrancada de nós

Waldeck Alves

sábado, 12 de fevereiro de 2011

45 conselhos em 90 anos


ESCRITO POR REGINA BRETT, 90 ANOS, CLEAVELAND, OHIO.

"Para celebrar o envelhecer, uma vez eu escrevi 45 lições que a vida me ensinou. É a coluna mais requisitada que eu já escrevi. Meu taxímetro chegou aos 90 em agosto, então, aqui está a coluna, mais uma vez:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.
3. A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.

4. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato.

5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.
6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde para discordar.
7. Chore com alguém. É mais curador do que chorar sozinho.
8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele agüenta .
9. Poupe para a aposentadoria, começando com seu primeiro salário.
 10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.
11. Sele a paz com seu passado, para que ele não estrague seu presente.
12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.
 
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia do que se trata a jornada deles.
14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.

15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
 
16. Respire bem fundo. Isso acalma a mente.
17. Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeroso.
18. O que não te mata, realmente te torna mais forte.
 19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de você e mais ninguém.

20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite "não" como resposta.

21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Se prepare bastante; depois, se deixe levar pela maré...
23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.
 24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
 
25. Ninguém é responsável pela sua felicidade, além de você.
26. Encare cada "chamado" desastre com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?
27. Sempre escolha a vida.

 28. Perdoe tudo de todos.
 29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
 30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo.

31. Indepedentemente de a situação ser boa ou ruim, irá mudar.
32. Não se leve tão a sério. Ninguém mais leva...
33. Acredite em milagres.

 34. Deus te ama por causa de quem Ele é, não pelo que vc fez ou deixou de fazer.

35. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela agora.
36. Envelhecer é melhor do que morrer jovem.
37. Seus filhos só têm uma infância.
38. Tudo o que realmente importa, no final, é que você amou.
 39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos jogássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.
41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor está por vir.

43. Não importa como vc se sinta, levante, se vista e apareça.

44. Produza.

45. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente "

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Partidas, serenidade e uma missão cumprida



Na chegada renasce a alegria 

Enche o peito de vida

Enche a vida de energia

Da esperança de vida vivida.



Ergue a cabeça ao pobre

Acalma a raiva na brusquidão

Serena chegada da vida cobre

A felicidade da emoção



Vive-se alegre raiando, andando 

Vive-se marchando em frente

Vive-se feliz cantando

Por uma chegada, vive-se sempre contente.



Mas a vida é feita de chegadas e partidas

Em cada chegada existe um sorriso

Numa partida lágrimas erguidas

Emoções num momento preciso!



Na partida existe o desejo

Do não sofrimento

Daquele momento um ensejo

De que não nos corroa por dentro.



A tristeza do fim

Um recomeço por iniciar

O esforço do que se deu, enfim

Que acaba por abalar



A lágrima corre de dor

Um sorriso desmaido

Um Adeus, dito de cor

Um coração arrancado



Mas entre a chegada e uma partida

Existe uma esperança, uma vivência

Um vida ainda não vivida

No espaço, esta vida sua existência!


A vida é feita de chegadas e partidas

Em cada chegada existe um sorriso

Numa partida lágrimas erguidas

Emoções num momento preciso!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Um Adeus para entrar na História

Passei um tempo sem escrever para esse espaço.Por devidas razões que não quero entrar em detalhes nesse momento, mas  de súbito recebi um telefonema que mexeu com minhas emoções..Fiquei sem palavras, abatido por saber que uma  grande parte da Historia viva  tinha partido.Não aceitamos a partida.Partir é entrar no mundo das lembranças,daquela sensação do que ficou .Partir é não poder mais tocar, olhar o sorriso, dar um abraço ou receber uma palavra solidaria em algum momento de quem nós amamos.È triste não é.Mesmo sendo o Líder Delorme Martins cuja missão em vida foi um exemplo notável do dedicado a causa Ipirá .Dr Delorme Martins, o líder, o orador , o médico dedicado, o maior político da Historia de Ipirá. Mesmo com todo esse currículo de missão cumprida,de ter feito da vida um instrumento para ajudar pessoas, a partida é inaceitável.Aquele vazio de referência toma conta de mim nesse momento,um vazio de sentir que Ele não estar mais em algum lugar atendendo ou ajudando alguém.Mesmo que diga que Ele é único e que não tem como ser substituído, a sensação continua.Mesmo que insista em me apegar naquelas memórias de vê-lo sorrindo  quando uma multidão em profundo agradecimento chamava  por ser nome, ainda o vazio persiste.O vazio  em saber que hoje Ele partiu da vida para entrar na Historia.Uma partida que todos nós faremos , mas não é possível aceitá-la assim sem dor , sem uma  conversa interior  conflitante que com certeza estarei longe de uma resposta.
A vida é assim  , frágil, breve, única e  de momentos.Cada dia sentimos o tempo sendo tirado de nós .Assim caminha a nossa existência.Sei que a minha caminha agora mais vazia.Com  um pedaço da  minha Historia sendo esvaziada na sua ausência.Um pedaço que foi construído por uma interação com os acontecimentos e os fatos.
.Apenas falar Delorme Martins já carrega o peso do próprio nome.Já tem em si o peso de uma vida singular e de um amor sem tempo e medidas para com Ipirá.
Pretendo terminar com um agradecimento a Dr Delorme Martins por tudo.Em nome das gerações passadas e das futuras gerações, Obrigado Dr Delorme.Hoje estamos mais tristes