quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Livro do jesuíta James Martin chega ao Brasil


  

O livro mostra como a espiritualidade inaciana pode ser incorporada ao dia a dia
Chega este mês às livrarias, o livro A sabedoria dos jesuítas para (quase) tudo, do jesuíta norte-americano James Martin SJ. No lançamento, ele apresenta as questões mais relevantes da espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, compartilhando as experiências que vivenciou em mais de vinte anos dedicados ao trabalho na Companhia de Jesus.
Com uma linguagem simples e acessível, histórias bem-humoradas e casos curiosos, o autor mostra que a espiritualidade está entranhada nas atividades cotidianas e que é possível chegar a Deus por meio dosrelacionamentos pessoais, do trabalho, das escolhas e dos desafios diários. “O caminho de Inácio nos ensina que não há nada que não faça parte da vida espiritual. Todos aqueles assuntos nos quais se evita tocar – dificuldades conjugais, uma doença grave, um relacionamento rompido, preocupações financeiras – podem ser abordados e examinados sob a luz de Deus”, defende Martin.
O livro permite que o leitor compreenda quem foi Santo Inácio, que legado ele deixou e como sua maneira peculiar de encarar o mundo pode ajudar a levar uma vida serena e prazerosa.
O autor apresenta a Espiritualidade Inaciana em uma grande variedade de tópicos, como: fazer boas escolhas, encontrar uma ocupação relevante, viver com simplicidade, pensar sobre o sofrimento e se esforçar para ser uma pessoa melhor. “Para os inacianos, tudo é um elemento importante da nossa vida. Isso inclui os cultos religiosos, a leitura da Bíblia, a oração e o cuidado dos pobres, mas também se estende aos amigos, à família, ao trabalho, aos relacionamentos, ao sexo, ao sofrimento e à alegria – assim como à natureza, à música e à cultura pop”, explica.
Segundo Martin, não é preciso ser católico, cristão, religioso ou espiritualizado para se beneficiar de alguns dos insights de Santo Inácio de Loyola. “Apresento algumas maneiras claras de incorporar a espiritualidade inaciana à vida cotidiana. Desenvolver a espiritualidade não deve ser uma tarefa complexa, por isso ofereço dicas simples e exemplos da vida real”, propõe.

Nenhum comentário: