sábado, 15 de setembro de 2012

È tão fácil assim

    O debate politico tem momentos que assume corpo de fundamentalismo religioso com dogmas , credos e um exercício frágil de uma divinização da ideias pessoais.
    O interessante que a ideia movida por um inclinação passional anula o senso critico e caminha para ridicularização dos próprios argumentos.Chavões religiosos como "paraíso", "inferno" , "céu" e código moral ganha uma roupagem nova no discurso politico como uma doutrina acima do bem e do mal que tem em si a solução de todos os problemas sociais.
    Argumentos simplistas ganha status da única verdade e não consegue ver os pró e contras da realidade que não admite contestação sem uso do sentimento de superioridade(bem traduzido aqui como fuga) para humilhar o contrário.Uma superioridade ilusória porque no fundo conhecemos onde nasce o rio e onde ele vai chegar.E geralmente não sobrevive muito tempo quando sua defesa se torna exercício do poder.
Expectativas exageradas é o produto fértil para novas ilusões.
    Nesse debate desconectado e de um fervor eleitoral de soluções prontas a minha pergunta é: Por que se é tão fácil assim e continuamos com problemas estruturais nos 500 anos de História do Brasil? Se é tão fácil assim por que ninguém nunca fez? Os radicais fervorosos de hoje serão os desiludidos do amanhã
    Portanto o caminho é a sensatez, o debate com racionalidade , porque na atitude passional fundamentalista o problema sempre vai se direcionado para o outro contrariando o sentido da palavra politica.Nesse fervor politico-dogmático, qual será a próxima ideologia criada para uma tentativa inútil de explicar a complexidade de uma sociedade? Ou quem sabe a próxima expectativa exagerada que não sobreviva na confrontação com a realidade do exercício do poder?
   Religião e politica tem sentidos distintos na explicação do fenômeno social humano.Assim como o fundamentalismo religioso é uma aberração, o politico também; pois posições extremas revelam a fragilidade e superficialidade dos argumentos.
Com dados, fatos e a realidade somos conduzidos diariamente para a  prova incontestável da  fragilidade do fundamentalismo partidário politico
Wa

Nenhum comentário: