domingo, 31 de maio de 2009

Camisão é uma palavra sem sentido para os modernistas, e para os nostálgicos tem um sentido de vinculo ao passado e seus desdobramentos.A depender do contexto, pode ser uma critíca, ou elogio, pode assumir um sentido perjorativo, de depreciação e estagnação.
Camisão quando pronunciada pelos militantes da cultura ,ganha um forma toda especial de uma relação forte de manifestações, lendas, História, contos, conteudo para criação.
Mas , a grande verdade que Camisão é uma palavra mais usada para sintetizar o descaso , a apatia de um pedaço geográfico que está perdida no tempo por gerações e que essa nova geração que está surgindo tem recebido as consequencias dessa dura realidade que tem se dedobrado em nosso camisão.O perjorativo do conteudo da palavra ganha mais forma ainda se percebermos comparativamente em relação as praticas passadas, o modelo de condução dos destinos da nossa terra e os resultados alcançados.Estamos mais para camisão do que para Ipirá.Acho que não incorporamos esse nome na realidade do nosso dia, onde tudo que é antigo cada dia se renova criando obstaculos intrasponiveis para o desenvolvimemtno.O que achamos que foi morrendo lentamente , como vicios, coronelismo, preconceito ao pobre, uso da máquina publica sem programa,a "renovação de nomes politicos", tudo permanece igual.Vivenciamos a doce tragédia de um "camisão que anda a passos de tartarugas" e que tem produzido mais tristezas do que alegrias.
A tristeza do ar vilaresco que contamina sonhos ,aleija os que tem vontade de dias melhoress.E que no fim das contas, tem que pegar um onibus e ir para Mato grosso e Sao Paulo.
Tem sido uma Historia previsivel, de argumentos esperados por parte de alguns e de soluções cada dia mais distantes da verdadeira realidade de uma Ipirá que não desgruda da sua maior sombra "camisão".
Mas a principal de muitos é apenas focalizar a dimensaão do problema ao plano politico, como se politica fosse apenas o movimentar de grupos,que tem sua grande parcela de culpa,mas
a politica no seu sentido mais amplo de organização social, de um sentimento civico, de participação social.
O problema é que as supostas soluções são sempre direcionadas pelo partidarismo que quer dar "nome aos bois" .Os de cá não participa lá, e os de lá não participa cá.Se existe um projeto para acabar com fome em Ipirá, é impossivel integrar todos , pois o projeto perde seu valor e finalidade, mas ganha no plano partidario.A luta no camisão foi sempre assim,o importante não é o projeto para unir , mas os interesses do partidos.A falsa retorica de desenvolvimento tem que ter um dono.
Assim caminha Ipirá,lento,sem direção, sem desejo civico, sem comprometimento social e um aniquilador de jovens talentos que encerrada uma etapa da vida tem que cair no mundão das possibilidades.Levando no peito, um certo amor não correspondido por uma cidade que tem tão pouco a oferecer.
Com todas as perjorações do artigo a palavra camisão, quero aqui deixar os sonhos aqui encarnados mas não materializados de todos os nossos ipiraenses, que nasceram, foram criados ,estão longe,perto,dos que morreram na luta de um camisão que assumisse a maioridade de Ipirá,todos que apenas deseja que tenhamos dias melhores.
Camisão, pode existir em nossas mentes como um saudoso passado,das lembranças de historias, pessoas que lutaram e que o presente faça justiça a toda essa conjuntura.
Com certeza, não teriamos mais camisão como um perjorativo, mas como um doce lembrança de um infância que ficou para trás.Para trás!!

Nenhum comentário: