terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quatro pensamentos sem coerência e com sentido


Os militares escreveram na bandeira o lema ordem e progresso representando o ideal republicano da epoca que era um movimento elitista .Esse ideal influenciado pelo positivismo de Augusto Comte defendia que caberia a elite governar e ao povo trabalhar.Trabalhar sem reivindicar,sem se organizar e sem protestar.Um balsamo poetico para o coronelismo e quem deseja que o povo seja uma eterna massa de manobra..

Nao consigo ver na Historia do Brasil com raras exceções como o impeachment de collor e a primeira eleição de Lula se cumprir a máxima democratica que o poder é do povo e para o povo.
Tivemos como simbolo da independencia um principe portugues,da aboliçao uma princesa Branca,da republica um general monarquista,da revolução de 30 um ex-ministro do governo deposto,da "redemocratização de 45 um general que sustentou o estado novo e finalmente uma nova republica presidida por um politico que dirigiu o partido do regime militar e coordenou a campanha contra as eleições diretas para presidente da republica .Uma historia marcada de "solucoes do alto",pelas elites,sem povo ou com a manipulaçao do mesmo.
Portanto temos culturalmente o perfil do povo sempre apatico e esperando ser conduzido.Nunca como construtor da sua Historia



A globalizaçao nao tem volta..O mundo esta cada dia menor e de poucos ..O poder de mercado determina governos e os derrubam
.Cito o caso da captura e morte de Kadafi em uma verdadeira interaçao de produtos e interesses globalizados.
O ditador tentou fugir em um comboio de 80 carros com modelos japones,alemao,italianos e americanos.Os misseis que atacaram esse comboio foram lançados por um aviao nao tripulado comandado por pilotos em Las vegas a um distancia de 11 mil km .O ataque final veio de um jato frances com misseis produzidos na Russia.O uniforme que o Ditador estava vestido era um cáqui produzido na China e a bala que tirou sua vida é de fabricaçao espanhola.
Quem matou Kadafi foram os produtos e interesses do mundo globalizado.Interesses que ganham aparencia de ideias ,mas que no fundo aparece como aquela parte do iceberg escondida e camuflada que tem o poder de destruiçao. Nesse impeto de comemoraçao , os verdadeiros beneficiados sao os italianos e Franceses..Por que hein?Mas, e o povo Libanes? Isso é uma outra Historia

Perguntaram a Nelson Rodrigues o que ele entendia por processo eleitoral,ele respondeu : "Em miudos é assim tem os que estao dentro e os que estao fora"..





Nenhum comentário: