sexta-feira, 24 de agosto de 2012

LIVRO GETÚLIO


Nascido em Fortaleza, o jornalista e escritor Lira Neto lançou o livro “Getúlio 1882-1930”. O volume é uma biografia de Getúlio Dornelles Vargas, figura histórica no Brasil que foi presidente por dois períodos, o primeiro em 15 anos ininterruptos de 1930 a 1945 e no segundo período por três anos e meio de 1951 a 1954, ano que se suicidou com um tiro no coração em seu quarto no Palácio de Catete na cidade do Rio de Janeiro. Sendo o primeiro volume de uma trilogia, o livro “Getúlio 1882-1930” é o resultado de uma longa pesquisa que o autor Lira Neto realizou ao longo de dois anos e meio, tendo acesso a uma vasta quantidade de documentos, muitos deles inéditos ou pouco explorados.
Depois de todo esse trabalho em cima de jornais de época, arquivos de tribunais, arquivo de policia, correspondências pessoais e nos arquivos de quem convivia com ele para descobrir quem realmente era Getúlio, revelando um homem revolucionário, reformador social, ditador e demagogo. Na narrativa, o autor tenta levar o leitor para dentro daquela época como num túnel do tempo, o livro recorre marchinhas de carnaval, modinhas, charges, crônicas de jornal.
Em nenhum momento o autor usou de sua imaginação ou de seu lado poético. A intenção era tentar compreender quais eram as ligações e quais eram as interações entre esse homem público e o homem da vida privada, tentar desvendar Getúlio em todas as suas dimensões. “Getúlio 1882-1930” é, com certeza, um livro imprescindível aos amantes de História, principalmente a do Brasil


Nenhum comentário: