segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DUAS DICAS PARA O MOMENTO POLITICO



Compartilho com vocês trechos de duas recentes coletâneas de aforismos, aquelas reflexões breves, pensamentos judiciosos, afirmativos, normalmente encerrando um preceito moral, intelectual ou ideológico. O aforismo foi um gênero que teve entre seus adeptos grandes mentes do pensamento europeu, como Voltaire, La Rochefoucauld, Schopenhauer e Nietzsche – que, inclusive, se refugiou neles à medida que o agravamento de problemas de visão começou a representar problemas para seus textos mais longos. Durante a era dos grandes salões, a composição de aforismos era uma das distrações a que se entregavam os convidados – a realização de “torneios de aforismos” nas reuniões vesperais nas casas da corte ilustrada era bastante comum, com cada convidado compondo um número lá qualquer de aforismos e o grupo escolhendo o melhor.

O MANUAL DO LÍDER ( NAPOLEÃO BONAPARTE)
“Amo o poder, mas é como artista que o amo. Amo-o com um músico ama seu violino para dele tirar sons, acordes e harmonias.”
“Só existem duas forças no mundo: a espada e o espírito. Entendo por espírito as instituições civis e religiosas… A longo prazo, a espada sempre é vencida pelo espírito.”
“Há casos em que perder homens representa uma economia de sangue.”
“Não deve haver aliança entre o Banco e o Tesouro. Muitas vezes uma simples movimentação de fundos pode levar consigo um segredo do Estado.“
“Uma revolução é uma opinião que encontra baionetas.“
“Os homens são como os números: só adquirem valor por sua posição“
“Um general deve ser charlatão“.
“Que homem não gostaria de ser apunhalado desde que tivesse sido César? Um pálido clarão de sua glória compensaria amplamente uma morte prematura“.
“A coragem não pode ser simulada: é uma virtude que escapa à hipocrisia“.
E esta, que bem poderia ter sido usada por Dunga depois do jogo contra a Holanda:
“Em Waterloo, tudo deu errado apenas depois de tudo ter dado certo.”

AFORISMOS ( KARL KRAUS)

“A solidão seria um estado ideal se pudéssemos escolher que pessoas evitar.“
“O mundo é uma prisão em que é preferível a solitária“
“Mesmo um homem decente, desde que isso nunca seja descoberto, pode conseguir um nome respeitado hoje em dia“.
“Como? A humanidade se imbeciliza em favor do progresso maquinal e nem sequer deveríamos fazer uso dele? Deveríamos manter diálogos com a estupidez quando podemos escapar dela num automóvel?”
“A democracia divide os homens em trabalhadores e preguiçosos. Ela não está preparada para aqueles que não têm tempo para trabalhar“.
“O segredo do agitador consiste em parecer tão idiota quanto seus ouvintes, de modo que eles acreditem ser tão inteligentes como ele.”
“Quando o pecado se atreve a avançar, ele é proibido pela polícia. Quando se esconde, recebe um alvará.“
“Só é artista aquele que da solução pode fazer um enigma.“
“Ainda não tentei, mas acho que para ler um romance eu precisaria primeiro me encorajar e então fechar bem os olhos.”
“O progresso celebra vitórias de Pirro contra a natureza.”

Nenhum comentário: